A Vitória Sempre Fui Sua: Hamilton Conquista Sua 105ª Vitória
A Fórmula 1 Em Pânico
A brilhante vitória de George Russell no GP da Bélgica foi suspensa por uma hora quando o carro #63 foi detectado com 1,5 kg abaixo do peso mínimo determinado pelo regulamento técnico da FIA. Lewis Hamilton, assim, herda o triunfo em Spa-Francorchamps.
A Investigação Técnica
A FIA realizou um procedimento de inspeção técnica após a corrida, e o carro #63 foi pesado. A primeira medição mostrou um peso de 798 kg, o peso mínimo exigido pelo regulamento técnico. No entanto, após a retirada do combustível, o carro ficou abaixo do peso mínimo, batendo 796,5 kg.
A Cláusula Automática de Classificação
A equipe de Russell imediatamente reportou a situação aos comissários, e a cláusula automática de classificação exigiu que o carro fosse desclassificado, atribuindo o triunfo a Hamilton.
A Reação De Russell
George Russell, provavelmente, teve a melhor atuação na Fórmula 1 ao bancar a possibilidade de uma parada só, mesmo com a temperatura mais alta do asfalto de Spa. O #63 resistiu e levou o carro até o fim, bater o companheiro de equipe, Hamilton, por apenas 0s5.
Um Passado Semelhante
Situações semelhantes ocorreram no passado. Em 2021, durante o GP da Hungria, Sebastian Vettel defendia a Aston Martin e também reprovou na inspeção técnica com quantidade de combustível inferior à determinada pela FIA. Ele foi desclassificado.
O Impacto Na Classificação
Sem os 25 pontos do triunfo na Bélgica, Russell volta ao oitavo lugar do Mundial de Pilotos, com 116 pontos. Hamilton, por sua vez, é sexto, agora com 150 pontos.
O Futuro Da Fórmula 1
A Fórmula 1 agora faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta em 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.
O Documento Técnico
Aqui está o documento técnico que levou Russell à investigação:
“Apos a corrida, o carro #63 foi pesado e atingiu 798 kg, que é o peso mínimo exigido pelo artigo 4.1 do regulamento técnico. Em seguida, 2,8 litros de combustível foram removidos. O carro não foi totalmente drenado de acordo com o procedimento de drenagem apresentado pela equipe em seus documentos de legalidade, cumprindo o artigo 6.5.2 do regulamento técnico. O carro foi pesado novamente nas escalas da FIA e bateu 796,5 kg. A calibração dentro e fora foi confirmada e testemunhada pelo competidor. Como está 1,5 kg abaixo do peso mínimo requerido no artigo 4.1 do regulamento técnico, que tem de ser respeitado por todas as equipes durante a competição, informo esta questão aos comissários para consideração”.