A Eleição nos EUA e a Copa do Mundo: Uma Conexão Fraca
As Eleições nos EUA e a Copa do Mundo de 2026
As eleições nos EUA, programadas para ocorrer no dia 5 de novembro, definirão o próximo presidente do país. No entanto, a tendência é que o pleito não tenha grande influência na Copa do Mundo de 2026, que também será sediada em Canadá e México.
O Impacto da Eleição nas Relações entre os Países
Segundo Manuel Furriela, mestre em Direito Internacional pela USP, a relação entre os países é um ponto fundamental a ser considerado. Isso porque uma vitória de Donald Trump pode afetar a cooperação entre os três países. “Terá uma questão com toda a América do Norte. O que pode acontecer é que, em uma cooperação entre os três países, pode haver algum impacto. Principalmente por conta de uma relação não tão próxima de Donald Trump com o governo atual e o recém-eleito”, explica Furriela.
O Papel do Governo nos EUA na Copa do Mundo
O poder público nos EUA não fornece financiamento para esportes coletivos, individuais e ao comitê olímpico e paralímpico. Além disso, o futebol tem importância pequena nos EUA, o que influencia para uma atuação discreta do governo na organização do Mundial. “O Soccer masculino tem importância muito menor do que outros esportes, como basquete e baseball, por exemplo. E o envolvimento de políticos americanos com abertura de uma Copa do Mundo acaba tendo muito menos impacto”, comenta Furriela.
A Imprevisibilidade em uma Vitória de Trump
Se Donald Trump sair vitorioso nas eleições, sua vitória pode trazer algum impacto na cooperação entre os países. Isso porque Trump é favorável ao fechamento das fronteiras com o México, o que pode ser um ponto de atrito nos negócios internacionais. No entanto, Furriela acredita que a tendência é que a Copa do Mundo seja um evento “protocolar”, independentemente do resultado das eleições.
A Organização da Copa do Mundo de 2026
A Copa do Mundo de 2026 será disputada entre junho e julho, período em que o vitorioso nas eleições estará na cadeira presidencial dos EUA. A Fifa, entidade responsável pela organização do Mundial, lidera a abertura a partir de Miami, onde busca centros de treinamento, hotéis e outros serviços.
Conclusão
A eleição nos EUA e a Copa do Mundo de 2026 são eventos importantes, mas a tendência é que o pleito não tenha grande influência na competição esportiva. Embora haja possibilidades de tensões entre os países, a cooperação internacional continua sendo um ponto fundamental para a organização do Mundial.