Fernando Diniz busca reencontrar consistência defensiva no Fluminense

O Fluminense lança a temporada com uma defesa sólida

O Fluminense, comandado por Fernando Diniz, apresentou um futebol encantador em vários momentos da temporada de 2023. Além disso, a equipe elegeu apresentar uma solidez defensiva por grande parte do início da temporada. No período de 21 jogos, a equipe de Diniz sofreu apenas 10 gols, o que é um ìndice impressionante.

Desempenho cai rápido

No entanto, o Tricolor das Laranjeiras apresenta uma queda em seu desempenho como um todo nos últimos 13 jogos. A equipe sofreu 17 gols nos últimos seis jogos, média de quase dois gols sofridos por partida. Essa sequência negativa fez com que o Fluminense seja eliminado da Copa do Brasil e perdesse a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores.

O que explica essa queda?

Essa sequência negativa começou no duelo contra o Fortaleza, no Campeonato Brasileiro, quando Fernando Diniz optou por poupar parte do elenco. No entanto, o desempenho do Fluminense tornou-se mais oscilante principalmente após o afastamento do zagueiro Vítor Mendes e a lesão do Alexsander.

Lesões e suspensões comprometem o time

Com o incômodo na panturrilha esquerda, Marcelo também desfalcatou o Tricolor nos últimos sete jogos. A comissão técnica foi obrigada a improvisar Guga em diversos jogos na lateral-esquerda. Além disso, Jorge está lesionado desde o início da temporada. As lesões e suspensões de Felipe Melo e Samuel Xavier fizeram com que Diniz precisasse repensar seu sistema defensivo.

Nova formação, novos problemas

Nos 13 jogos em que sofreu os últimos 17 gols, o Fluminense utilizou oito formações diferentes em sua linha de defesa. Guga, Felipe Melo, Nino e Samuel Xavier atuaram juntos em quatro partidas e o Tricolor perdeu todos os duelos em que esse quarteto iniciou como titular.

Obrigado, Nino!

No último fim de semana, o zagueiro Nino deixou o duelo contra o Esmeraldino alegando um incômodo muscular e precisou ser cortado da lista de convocados da Seleção Brasileira. Até o momento, o Fluminense não deu um posicionamento sobre a gravidade da lesão e a previsão de retorno do atleta. Nino era o principal defensor do Tricolor, tendo participado de 31 dos 34 jogos.

Recuperação e volta à normalidade?

Neste Data Fifa, o Fluminense espera recuperar suas principais peças que estão em transição, visando recuperar a consistência apresentada no início do ano. Marcelo e Alexsander são esperados contra o Atlético-MG, no próximo dia 21. Felipe Melo e Samuel Xavier retornam de suspensões. Nino é uma dúvida, pois se machucou contra o Goiás, pelo Brasileirão.

Amanhã é outro dia

O Fluminense tem uma oportunidade de recuperar seu futebol e voltar a fazer jogos consistentes. Com a ajuda de suas principais peças e uma análise minuciosa do sistema defensivo, é possível que o Tricolor das Laranjeiras retorne à senda do sucesso.

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.