Tênis: Simona Halep Recebe Sentença de Quatro Anos de Suspensão por Violações do Programa Antidopagem
A Comissão de Integridade do Tênis Toma Decisão
A tenista romena Simona Halep, campeã de Roland Garros e Wimbledon, foi condenada a quatro anos de suspensão por violações do Programa Antidopagem do Tênis (TADP). A sentença foi dados pelo Tribunal Independente, estabelecido pelas Resoluções Esportivas, em 28 e 29 de junho de 2023, em Londres.
Acusações e Provações
Simona Halep, de 31 anos, foi acusada de duas violações distintas do TADP. A primeira acusação se referia a um Resultado Analítico Adverso (AAF) para a substância proibida roxadustat no US Open de 2022, realizado através de testes regulares de urina durante a competição. A segunda acusação se referia a irregularidades no Passaporte Biológico do Atleta (ABP) de Halep.
O tribunal independente ouviu testemunhas científicas especializadas em nome de Halep e da ITIA, com a jogadora também prestando depoimento diretamente ao painel como parte do processo.
Sentença e Consequências
Em 11 de setembro de 2023, o tribunal confirmou que havia concluído que Simona Halep havia cometido violações intencionais das regras antidoping nos termos do artigo 2 do TADP. A presença e uso de roxadustat na amostra de urina de Halep coletada em 29 de agosto de 2022 no US Open foi considerada uma violação intencional.
A suspensão da ex-número um mundo decorrerá de 7 de outubro de 2022 a 6 de outubro de 2026. Halep está provisoriamente suspensa desde outubro de 2022, o que o tribunal creditou ao período de inelegibilidade.
Repercussões e Comentários
Karen Moorhouse, CEO da ITIA, disse: “Após um processo de audiência complexo e rigoroso, saudamos a decisão do tribunal independente. A ITIA seguiu os processos adequados como faríamos com qualquer outro indivíduo – de acordo com o Código Mundial Antidopagem – cumprindo o nosso propósito e responsabilidade de defender o princípio da concorrência leal, em nome do desporto.”
O Que é o Roxadustat?
Roxadustat é uma substância legitimamente usada para o tratamento da anemia, mas está na lista de substâncias proibidas da WADA por ser considerada um agente dopante sanguíneo, que aumenta a hemoglobina e a produção de glóbulos vermelhos.
O que é o Programa ABP?
O Programa ABP é um programa de monitoramento dos parâmetros biológicos dos atletas, gerenciado por cientistas independentes com experiência específica. A Unidade de Gerenciamento de Passaporte de Atleta (APMU) reporta quaisquer irregularidades a um painel de peritos independentes composto por três cientistas especialistas em antidopagem para análise.
Audiência e Provas
A jogadora reuniu provas de quatro peritos: Professor Alvarez, Professor Coquerel, Professor Kintz e Paul Scott. A ITIA convocou evidências de um especialista da AAF: Dr. Daniel Eichner, presidente do Laboratório de Medicina Esportiva e Testes de Pesquisa credenciado pela WADA em Salt Lake City e responsável pelo desenvolvimento de um método de teste aprovado pela WADA para roxadustat. Além disso, apenas em relação à acusação ABP, o tribunal também ouviu o painel de peritos independentes.