Ferrari trava batalhas com Red Bull na temporada 2024 da Fórmula 1
A temporada 2024 da Fórmula 1 não tem sido fácil para a Ferrari, que temulado ao longo do caminho com dificuldades em termos de desempenho. No entanto, apesar das frustrações, o chefe da equipe, Frédéric Vasseur, afirma que a “mentalidade vencedora” mantém alto o moral dentro do time.
Um começo promissor, mas uma volta para baixo
A temporada começou bem para a Ferrari, com os pilotos Carlos Sainz e Charles Leclerc conquistando o pódio no GP da Austrália e no GP de Mônaco, respectivamente. No entanto, a partir do GP do Canadá, a equipe italiana começou a perder seu ritmo, sendo superada por McLaren e Mercedes, apesar de continuar na terceira posição do Mundial de Construtores.
Retorno aos trilhos
Vasseur garantiu que a equipe está tratando da situação da melhor maneira possível, buscando voltar aos trilhos o quanto antes. Internamente, o clima é bom, apesar das frustrações com os resultados recentes. “Temos de ter calma. De alguma forma, precisamos ficar frustrados quando as coisas não vão bem, porque esse também é o melhor incentivo que temos para voltar ao topo. Mas ao mesmo tempo, precisamos manter tudo sob controle”, disse Vasseur.
O momento mais difícil da temporada
O momento mais difícil da temporada rebateu após a vitória em Mônaco, com os pilotos Leclerc e Sainz não conseguindo completar a prova no Canadá e a escuderia italiana não somando um único ponto sequer. A falta de resultado, aliada ao cansaço, criou um clima tenso dentro da equipe, mas Vasseur destacou a boa atitude dos pilotos e funcionários para rever as dificuldades e encontrar soluções.
A mentalidade vencedora
Vasseur defendeu a atitude dos pilotos em relação às corridas difíceis, afirmando que eles estão mais dispostos a correr riscos e a mudar a mentalidade para superar as barreiras. “Sabemos que, para vencer, é preciso correr riscos. Provavelmente, esse também é o DNA da Red Bull. É nesse ponto que precisamos avançar”, disse o chefe da Ferrari.
A próxima prova
A Fórmula 1 agora está de férias de verão na Europa e voltará em 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos. Após uma temporada desafiadora, a Ferrari ficará concentrada em voltar ao alto nível de desempenho esperado da equipe.
O futuro incerto
Com a temporada 2024 quase ao meio, a Ferrari precisa encontrar a fórmula certa para recuperar o ritmo e vencer novamente. Apesar das frustrações, Vasseur e a equipe mantêm a esperança de voltar ao topo do Mundial de Construtores.