O Brasil volta à Curitiba na luta por uma vaga na Copa do Mundo
Volta à cidade do futebol brasileiro
Após 21 anos, a Seleção Brasileira de volta à Curitiba, cidade que abrigou muitos jogos memoráveis da história do futebol brasileiro. No dia 9 de setembro, os titulares brasileiros enfrentarão o Equador pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 no Couto Pereira, palco onde o Brasil precisa defender um tabu histórico.
A eliminação precoce da Copa América pode ter sido um golpe para os jogadores, mas a Seleção Brasileira está vivendo dias de paz com a torcida. Os torcedores têm aproveitado para ‘tietar’ os jogadores estrelas mundiais, enquanto os bons momentos da Seleção Brasileira no campo, como o gol de Richarlison no jogo com a Colômbia, começam a esquecer a dor da eliminação.
A escolha do Couto Pereira tem a ver com a logística para a próxima partida. O Brasil enfrenta o Paraguai em Assunção, no dia 10, e a Seleção Brasileira ficará em Curitiba até segunda-feira, onde treinará pela manhã no CT do Caju, e viajará de tarde em voo que leva cerca de 30 minutos.
O estado do gramado do Couto Pereira também chama atenção dos jogadores e comissão técnica. Bruno Guimarães, criador do Caju, elogiou as condições do campo na coletiva de imprensa na última quarta-feira (5): “O gramado está em boas condições e vai ser um jogo melhor comparado ao que vivemos na Copa América, onde os campos tinham outras medidas, beneficiando as equipes que queriam marcar e não as que atacavam.”
O Couto Pereira tem sido um palco favorável para a Seleção Brasileira. Em 10 jogos na cidade, o Brasil leva vantagem com sete vitórias e três empates. Confira o histórico:
- Coritiba 1×2 Brasil – 1968
- Seleção Paranaense 0x1 Brasil – 1973
- Brasil 1×0 Uruguai – 1984
- Brasil 1×1 Chile – 1986
- Brasil 1×1 Argentina – 1991
- Brasil 2×0 Camarões – 1996
- Brasil 3×0 Letônia – 1999
- Brasil 5×0 Panamá – 2001
- Brasil 2×0 Chile – 2001
- Brasil 3×3 Uruguai – 2003
O Coritiba, o clube dono do Couto Pereira, é o primeiro clube de futebol brasileiro a aderir ao Pacto Global da ONU. Em 2021, o clube implementou mudanças na gestão de resíduos do Couto Pereira e do CT da Graciosa. A GreenPlat realiza o gerenciamento na destinação dos materiais e no descarte correto do lixo gerado nas instalações, buscando maior sustentabilidade, Responsabilidade e levar para dentro da instituição a defesa da biodiversidade.
A Seleção Brasileira precisa defender a invencibilidade no Couto Pereira e mostrar que é uma equipe mais forte do que a eliminada na Copa América. O jogo contra o Equador é uma oportunidade para os titulares brasileiros demonstrarem seu valor e conquistarem um passaporte para a Copa do Mundo de 2026.