Jude Bellingham e o árbitro alemão Felix Zwayer: um passado tumultuado
O árbitro alemão de 43 anos, Felix Zwayer, foi escolhido para dirimir o jogo entre Inglaterra e Holanda, pelas semifinais da Eurocopa, no Signal Iduna Park. No entanto, sua atuação já foi marcada por uma grande polêmica que envolveu o jogador inglês Jude Bellingham, há quase três anos.
O escândalo de 2005
Em junho de 2005, Zwayer, então com 22 anos, foi acusado de estar envolvido em um escândalo de manipulação de resultados na Alemanha. Após as investigações, foi suspenso por seis meses antes de voltar a atuar.
A ascensão à elite do futebol alemão
Após a suspensão, Zwayer começou a se estabelecer como um dos principais árbitros do país. Em 2021, atuou em um clássico entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund, que acabou em polêmica.
As reclamações de Jude Bellingham
Nessa partida, Zwayer foi criticado por não marcar um pênalti em Lucas Hernández sobre Marco Reus e por apitar uma penalidade cometida por Mats Hummels, que foi convertida por Lewandowski em gol da vitória bávara. Bellingham, que jogava pelo Borussia à época, reclamou:
«Para mim, não foi pênalti. Hummels não está nem olhando para a bola, e ele está lutando para pegar ela, e ela acaba atingindo ele. Mas você pode olhar para muitas decisões do jogo.Você dá a um árbitro que já manipulou um resultado o maior clássico do país. O que você espera?»
A punição de Jude Bellingham
A declaração de Bellingham não pegou bem na Federação Alemã de Futebol, que o puniu em 40 mil euros (R$ 254,5 mil na cotação da época).
O reencontro entre Bellingham e Zwayer
Agora, os dois se reencontram no Signal Iduna Park, no mesmo estádio onde a polêmica ocorreu em 2021. Este será o quarto jogo de Zwayer na Eurocopa de 2024, após atuções em dois jogos da fase de grupos e na vitória da Holanda sobre a Romênia nas oitavas de final.
O corpo arbitrário da partida
A partida entre Inglaterra e Holanda será dirimida por um corpo arbitrário todo alemão, composto por Stefan Lupp e Marco Achmüller como assistentes, Daniel Siebert como quarto árbitro, e Bastian Dankert, Christian Dingert e Marco Fritz como o trio de VAR.
A expectativa é de um jogo emocionante
A partida promete ser emocionante e cheia de tensão, com as duas equipes enfrentando-se por uma vaga na final da Eurocopa. O que podemos esperar de Zwayer e sua equipe? Só o tempo dirá.