A Estrela do Judo Brasileiro: A História de Mayra Aguiar
Mayra Aguiar: A judoca mais medalhada do Brasil
Aos 32 anos, Mayra Aguiar é uma das maiores atletas olímpicas que o Brasil já viu. Com três medalhas em Olimpíadas, a judoca gaúcha está na mais alta prateleira do esporte brasileiro. São muitas as razões para que a brasileira seja considerada uma estrela do judô nacional.
A Ruptura com o Mundo
A verdade é que Mayra impactou no judô brasileiro desde nova. Ainda aos 15 anos, a brasileira conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, em 2007 – a judoca ainda não era nem faixa preta, inclusive. Na primeira Olimpíada, em Pequim, no ano seguinte, a jovem foi eliminada na primeira luta.
O Começo da Trajetória de Medalhas
Quatro anos depois, em Londres, a gaúcha iniciou sua trajetória de medalhas olímpicas. Mayra derrotou a holandesa Marhinde Verkerk na disputa pelo bronze e garantiu sua primeira participação no pódio em Jogos Olímpicos.
O Câmbio no Rio
Em seu país natal, nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, Mayra repetiria o feito e levaria sua segunda medalha de bronze para casa. Já na última edição, em Tóquio, a gaúcha entrou pra história do esporte brasileiro ao igualar a Fofão – do vôlei – com três medalhas em Jogos Olímpicos.
A Tripleta de Medalhas
As duas são as atletas com mais medalhas na história do Brasil. Mayra Aguiar conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres, em 2012.
A Vitória de Paris
No entanto, Mayra pode se isolar na posição nas Olimpíadas de Paris. Fofão já se aposentou das quadras, e a judoca foi convocada para o grande evento de 2024. A brasileira é a atual 13ª colocada do ranking mundial da categoria -78kg.
O Currículo Extenso de Mayra
O currículo extenso de Mayra ainda possui um tricampeonato mundial de judô, além do ouro no Pan-Americano de 2019. Por isso, não é nenhum absurdo imaginar que a judoca possa eternizar ainda mais seu nome na história do esporte brasileiro.
A Procura de Novas Medalhas
Tudo indica que Mayra Aguiar está mais motivada do que nunca para conquistar novas medalhas em Paris. Com um currículo impressionante e uma experiência bohatíssima, a brasileira é uma das candidatas a mais medalhas do Brasil nas Olimpíadas de 2024.