Wheatley Abre Porta para Audi, Abandonando Red Bull no Fim do Ano
A equipe de fórmula 1 Red Bull sofre mais um golpe na sua estrutura responsável por títulos recentes. Embora liderem os Mundiais de Pilotos e Construtores da temporada 2024, Jonathan Wheatley, diretor-esportivo da equipe, anunciou sua saída no fim do ano para assume a chefia da Audi na Fórmula 1.
Um Lado de uma Grande Equipe
Wheatley tem sido uma figura central da Red Bull por mais de 18 anos, contribuindo para seis títulos no Mundial de Construtores e sete no de Pilotos, primeiro como gerente da equipe e, posteriormente, como diretor-esportivo. Sua saída é mais uma perda importante da Red Bull no mercado da Fórmula 1.
Crise Insticional na Red Bull
O que pode ter contribuído para a saída de Wheatley é a crise institucional grave que a equipe está passando. O ‘Caso Horner’ foi divulgado no começo do ano, acusando o chefe da Red Bull, Christian Horner, de conduta imprópria. A partir daí, houve um fogo cruzado entre os funcionários da equipe e a direção.
O Futuro de Wheatley
Wheatley irá se juntar a Audi em janeiro de 2025, onde ocupará a posição de diretor de operações e supervisionará todo o processo da equipe. Apesar de entrarmos de vez no grid em 2026, os trabalhos já estão a pleno vapor para a chegada da nova era de carros e motores.
Audi Aponta para o Futuro
A Audi já anunciou a chegada de Mattia Binotto para se tornar o diretor de operações da equipe, supervisionando todo o processo. Apesar de Andreas Seidl ter sido demitido e Oliver Hoffmann ter saído da presidência do conselho de administração, a equipe parece apontar para um futuro brilhante.
O Que está Por Vir
A Fórmula 1 agora faz pausa para as férias de verão na Europa e voltará em 23 a 25 de agosto em Zandvoort para o GP dos Países Baixos. Espera-se que as equipes se preparem para a temporada de 2025 e que Wheatley contribua para o sucesso da Audi.
A Red Bull Precisa se Recuperar
A saída de Wheatley é um golpe difícil para a Red Bull, que precisa se recuperar rapidamente e encontrar um substituto que possa realizar seu trabalho. Além disso, a equipe precisa lidar com a crise institucional e encontrar uma maneira de se recuperar da perda de Wheatley.
Fórmula 1 Continua em Alta Rotatão
A Fórmula 1 é uma competição intensa e sempre há muito em jogo. A partida de Wheatley é um golpe, mas a redução nunca vai interromper. A audiência continua a assistir com paixão e a Red Bull precisa se recuperar rapidamente.