Fabián Balbuena, o zagueiro paraguaio que não quer voltar para a Rússia
O diagnóstico: um jogador em um impasse contratual
Fabián Balbuena, o zagueiro-paraguaio que jogou por 31 partidas pelo Corinthians, agora encontra-se em um impasse contratual. Ele pertence ao Dínamo de Moscou, mas desde o dia 12 de maio, treina separadamente do elenco principal do Corinthians, pois o clube alvinegro não pretende realizar a compra em definitivo do atleta.
O desejo de permanecer no Brasil
O defensor tem contrato de empréstimo com o Corinthians até o fim do mês, mas desde que começou a treinar separadamente, a estafe do atleta começou a procurar um clube da primeira divisão do Campeonato Brasileiro que o contrate. O principal motivo para Balbuena não querer voltar para a Rússia é a família. Sua esposa está decidida a não voltar mais para Moscou e a família sempre gostou de residir no Brasil.
O mecanismo FIFA
Para sair da impasse contratual, os representantes do atleta pretendem usar um dispositivo da Fifa referente aos países que estão em guerra no leste europeu para suspender o vínculo com a equipe russa que vai até junho de 2025. Com esse dispositivo, Balbuena poderá jogar por um ano em outro time sem precisar renunciar ao contrato com o Dínamo de Moscou.
As opções na primeira divisão brasileira
O Corinthians cogitava manter o atleta em definitivo, mas as más atuações fizeram com que a direção corintiana recuasse. Os representantes do atleta ainda acreditam que ele tenha mercado na primeira prateleira do futebol brasileiro e já ofereceram o jogador para Fluminense e Vasco, mas até agora não houve abertura de conversas com essas equipes.
O contrato com o Corinthians
O contrato de empréstimo de Balbuena com o Corinthians é até o fim do mês, mas desde que começou a treinar separadamente, a estafe do atleta começou a procurar um clube da primeira divisão do Campeonato Brasileiro que o contrate. O Corinthians cogitava manter o atleta em definitivo, mas as más atuações fizeram com que a direção corintiana recuasse.
As expectativas
Os representantes do atleta ainda acreditam que ele tenha mercado na primeira prateleira do futebol brasileiro e que possa ser contratado por um time importante no país. Eles esperam que o dispositivo da Fifa seja aprovado e que Balbuena possa jogar por um ano em outro time antes de decidir sobre seu futuro.
A perspectiva futura
Fabián Balbuena é um jogador experiente que já jogou por 31 partidas pelo Corinthians e é campeão brasileiro pelo clube alvinegro em 2017. Apesar das más atuações no Corinthians, os representantes do atleta acreditam que ele tenha um mercado na primeira prateleira do futebol brasileiro e que possa ser contratado por um time importante no país.