Novak Djokovic Sentido Lesão no Menisco no Roland Garros

Uma Lesão Comum em Esportes

O tenista sérvio Novak Djokovic anunciou sua desistência da competição em Roland Garros após vencer o argentino Francisco Cerúndolo nas quartas de finais. A razão para a saída foi uma lesão no menisco do joelho direito. Além disso, a presença do atleta nas Olimpíadas de Paris 2024 não é garantida.

A lesão de menisco é muito comum em jovens

De acordo com Evany Salvador, fisioterapeuta esportiva associada à Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e Atividade Física (Sonafe), a ruptura do menisco medial é como um “rasgo” dessa estrutura, que está na parte do meio do joelho. Essa lesão acontece durante uma entorse de joelho, que é basicamente uma torção, e pode ocorrer de forma aguda, com um movimento súbito, ou de maneira repetitiva, como durante mudanças rápidas de direção e durante movimentos de rotação do tênis.

O tempo de exposição em horas dos atletas a treinos e jogos é um fator de risco

Evany Salvador afirma que o tempo de exposição em horas dos atletas a treinos e jogos é um fator de risco para lesões esportivas. Além disso, o horário do último jogo pode ter prejudicado a qualidade do sono e, consequentemente, afetado a recuperação e preparação para o duelo seguinte.

O tratamento da lesão depende da porção do menisco em que ocorreu a ruptura

Segundo a fisioterapeuta, o tempo de recuperação da lesão depende da porção do menisco em que ocorreu a ruptura, do tamanho da lesão, de quais sintomas o atleta apresenta e do tipo de tratamento escolhido: conservador, apenas com fisioterapia, ou cirúrgico.

O tempo de recuperação e o retorno ao esporte

Evany Salvador esclarece que após a cirurgia, é necessário garantir a integridade da articulação, reduzir edema, sensação de rigidez e dor, se for o caso, além de manter o bom funcionamento dos outros componentes articulares e recuperar progressivamente os movimentos de flexão e extensão de joelho.

O tenista sérvio pode estar fora da temporada de grama

A fisioterapeuta acredita que o tenista será mais cauteloso com seu tratamento, o que o deixará fora da temporada de grama, incluindo o próximo Grand Slam, em Wimbledon. Contudo, ainda existe a possibilidade de Djokovic voltar a tempo da disputa das Olimpíadas de Paris, com abertura marcada para 26 de julho.

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.