O profissionalismo em futebol é um assunto delicado. Muitas pessoas acham que é perigoso profissionalizar 100% do time do Flamengo. Mas, o treinador Rodolfo Dunshee, da equipe de base, disse que não é assim.
Nossa proposta é concentrar nos jovens talentos brasileiros, desenvolver os atletas da base e, assim, ter uma equipe sólida e unida. Isso significaria treinar e desenvolver os jogadores de 12 a 19 anos em nosso sistema de formação.
Não é uma maneira única de fazer futebol, e sim uma escolha estratégica para fortalecer o time. Isso nos permitiria ter uma equipe com mais identidade e mais ligada à comunidade. E, ao mesmo tempo, desenvolver os talentos que surgem dentro do clube.
Essa proposta não é uma revolução, está comprovada na história do futebol. Times como o Barcelona e o Ajax, por exemplo, têm desenvolvido jogadores de base e conquistado títulos importantes.
O que é importante é que todos trabalhemos juntos, jogador, treinador, médico, psicólogo e dirigentes. Nossa proposta é um caminho para o sucesso, mas é necessário muita dedicação e perseverança.