O treinador Alessandro Sormani, da Defensa y Justicia, falou sobre a falta de compromisso de alguns times no Brasileirão e apontou um exemplo de liderança para quebrar essa preguiça.
Sormani disse que o time venezuelano começou a melhorar quando o treinador Ricardo Gareca foi contratado. “Quando você tem um treinador que realmente se compromete com o time, que é sério e trabalha muito, você começa a ver resultados”, explicou.
O treinador brasileiro criticou a falta de vontade de realizar mudanças no futebol brasileiro. “Aqui, pessoas que jogam bem, mas não têm vontade de melhorar, de treinar mais”, disse.
Sormani também falou sobre a importância de um treinador que seja “capaz de inspirar” seus jogadores. “Um treinador que seja capaz de fazer os jogadores comprarem a ideia dele, que seja capaz de inspirar, fazer que eles sejam melhores do que eles próprios acham que podem ser”, acrescentou.
O treinador italiano também compartilhou sua própria experiência em tentar mudar a cultura do futebol no Brasil. “Quando você vem para o Brasil, você vê que a mentalidade do futebol é muito diferente da nossa. É um desafio, mas é um desafio que eu acreditava que fosse possível vencer”, disse.